Jornalista, que "bicho" é esse??

Não, não sei o que é ser jornalista. De fato, freqüento um certo curso de Jornalismo de uma certa Universidade, mas não sei se isso me autoriza a dar uma resposta satisfatória à questão inicial. Que requisitos são necessários para se atingir a condição de jornalista? O que diferencia o jornalista do não-jornalista? O que há no ser do jornalista que está em falta nos demais seres?

Alguns diriam que o jornalista é um perspicaz observador: alguém com talentos extraordinários para apreender a realidade e comunicá-la de modo objetivo aos demais indivíduos. A meu ver, não há nada de transcendental na tarefa do jornalista. A realidade está aí para ser percebida por todos. O que ele pode fazer é apenas chamar a atenção das pessoas para certos aspectos dessa realidade. Ainda assim, não o faz de maneira totalmente objetiva, uma vez que toda a sua subjetividade está implicada nesse processo.

Diante disso, resta-me somente a impossibilidade de enunciar qualquer definição. Não tenho respostas prontas, mas tenho muitos questionamentos. Não sei dizer objetivamente (ao menos no sentido usual da palavra) o que é ser jornalista, e muito menos por que quero ser jornalista. Seria uma opção profissional? Um estilo de vida? Um compromisso social? O que sei é que, dentre as infinitas possibilidades de ser, o Jornalismo é uma delas. E neste momento, a única coisa que faço é seguir essa possibilidade. E se fiz a escolha certa, isso só o tempo dirá...

Nenhum comentário: